Coordenadores estaduais da Iniciativa Educadores do Brasil recebem capacitação

I Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil reúne coordenadores estaduais. O encontro teve como objetivo principal o alinhamento dos processos de inscrições e demais etapas dos prêmios.

03 de Junho de 2015

I Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil

Aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, em Brasília, o I Encontro formativo da Iniciativa Educadores do Brasil – Prêmio Professores do Brasil (PPB) e Prêmio Gestão Escolar (PGE). Participaram do encontro técnicos das Secretarias Estaduais de Educação, assessores de comunicação e representantes da Undime nos estados.

Durante a programação do evento ocorreram a apresentação das ações que acontecerão em 2015 nos dois prêmios; a elaboração de planos de ação regionais em parceria com as assessorias de comunicação do estado; o aprofundamento dos conhecimentos sobre a Ficha de Inscrição das escolas e dos professores nos prêmios de 2015; e uma apresentação da concepção de gestão escolar presente no PGE.

A professora Fátima Gavioli, secretária de Estado de Educação de Rondônia e uma das coordenadoras do Eixo Gestão Escolar do Consed, destacou o início de “mais uma caminhada em direção à melhoria do espaço escolar em suas dimensões de gestão e aprendizagem”. 

A secretária disse que a partir da articulação - UNDIME, CONSED e MEC – por meio da Iniciativa Educadores do Brasil, que integra o Prêmio Gestão Escolar com o Prêmio Professores do Brasil espera-se uma maior “visibilidade das experiências pedagógicas inovadoras, dignas de destaque e passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino e que contribuam para o desenvolvimento da educação nacional”.

Para Gavioli essa característica colaborativa, de esforço comum, tanto no contexto da definição e execução das políticas públicas pelas esferas federativas, como no âmbito de cada unidade escolar, “dá ensejo a que as iniciativas até o momento isoladamente encetadas sejam progressivamente reunidas para potencializar seu impacto e seus benefícios”, concluiu.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) fará a coordenação técnica dos dois prêmios. Na avaliação de Beatriz Cortese, coordenadora de projetos do Cenpec e responsável técnica pela integração dos dois prêmios, “essa é uma grande oportunidade para que técnicos das secretarias de educação estaduais e municipais possam atuar de forma mais próxima e colaborativa”.

Segundo Beatriz a formação destes grupos de trabalho é necessária para tornar mais uniforme os procedimentos regionais relacionados às premiações. “Mesmo estabelecidos todos os critérios claramente descritos nos documentos orientadores, ainda podem ocorrer diferenças de interpretação por parte das equipes mobilizadoras, por isso, a iniciativa destes encontros de trocas e alinhamentos”, pontuou.

Período de Inscrições

Embora integrados, com um mesmo prazo de inscrição e um site único, os dois prêmios permanecem com o foco específico. Cada um com o público-alvo e as regras de seleção próprias. Ambos concedem premiação em dinheiro aos profissionais e escolas selecionados.

As inscrições deste ano serão abertas em 15 de junho e vão até 14 de setembro. Mais informações no site www.educadoresdobrasil.org.br.

Histórico dos Prêmios

Concebido em 1998 pelo Consed, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público e conta, em sua trajetória, com a participação de cerca de 34 mil escolas de todas as regiões do país. Já o Prêmio Professores do Brasil, criado pelo MEC em 2005, objetiva reconhecer, premiar e divulgar o mérito de docentes das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade.